sexta-feira, 16 de novembro de 2012

dia mundial da tolerância

Esse é um período no qual o velho mundo está mudando lentamente, mas de forma irreversível, e os contornos de um novo estão apenas começando a tomar forma. Instituições tradicionais estão sendo desafiadas. Orçamentos estão sendo comprimidos. Famílias estão apreensivas. Todo este fluxo e agitação está criando uma enorme ansiedade.
Em tempos de mudança, precisamos nos manter leais aos ideais e princípios que estão no coração da Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre os valores fundamentais está a tolerância. A prática da tolerância deve significar mais do que a coexistência pacífica, por mais crucial que ela seja. É preciso ter uma compreensão ativa promovida através do diálogo e pelo envolvimento positivo com os outros.
Isto é especialmente crítico no combate à discriminação que causa tanta divisão, destruição e morte. Nós todos temos responsabilidades para proteger os vulneráveis à discriminação, seja pela raça, naturalidade, língua, gênero, orientação sexual ou por outros fatores. Praticar a tolerância pode servir de antídoto contra o preconceito e o ódio.
A UNESCO tem papel essencial na promoção da tolerância ativa, promovendo a qualidade do ensino para todos as crianças; desenvolvendo uma mídia livre e pluralista, incluindo a internet; protegendo a herança cultural e nutrindo o respeito pela diversidade cultural.
Ao enfrentarmos os complexos desafios globais dos nossos tempos, as Nações Unidas continuarão a trabalhar para o entendimento mútuo entre os povos e países, alicerce fundamental em um mundo interconectado. Neste dia internacional, vamos lembrar que a tolerância começa com cada um de nós, todos os dias.

Sem comentários: