quarta-feira, 14 de novembro de 2012

dia mundial dos diabetes

Criado em 1991 por parte da International Diabetes Federation e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes é celebrado hoje, dia 14 de novembro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas desde 2007.
Esta efeméride pretende alertar as entidades de saúde para um problema que se agrava. A celebração da data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU após aprovação das Nações Unidas em Dezembro de 2006.
Estima-se que haja em todo o mundo cerca de 90 milhões de diabéticos, número que deverá crescer para 100 milhões de diabéticos, em 2030. Este aumento resulta dos maus hábitos alimentares e estilos de vida pouco saudáveis, ao que se associa o envelhecimento da população.
O Dia Mundial da Diabetes é celebrado no dia de aniversário de Frederick Banting, que esteve na base da descoberta da insulina, em 1922, juntamente com Charles Best.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal é o terceiro posto da lista de países com maior taxa de prevalência da diabetes, com 9,7 por cento, o que contrasta com a média dos 33 países daquela organização, que não supera os 6,5 pontos percentuais. Só o México e EUA apresentam pior registo do que Portugal.

Sem comentários: