terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Dia Internacional contra o uso de Crianças-soldado







Segundo dados da Amnistia Internacional calcula-se que ainda existam cerca de 250 mil crianças a serem utilizadas em guerras, num total de 20 países ou territórios por todo o mundo.

A maioria das crianças-soldado tem entre 14 e 18 anos. No entanto, em alguns países começam a ser recrutadas desde os 9 anos. Estas crianças são utilizadas tanto por grupos armados rebeldes como por forças militares dos Estados, obrigadas a utilizar armas e a lutar em ambientes de guerra. Vivem em condições difíceis, com falta de água e comida e não têm acesso à escola ou a cuidados básicos de saúde. Cerca de um terço das crianças-soldado são raparigas. Além de terem as mesmas tarefas que os rapazes, são muitas vezes vítimas de violência sexual. Algumas raparigas são infectadas com o HIV, ou ficam grávidas, tendo de dar à luz num ambiente de conflito armado, sem quaisquer condições – é um atentado contra a dignidade humana e os direitos de uma criança.
Embora o número de crianças-soldado tenha diminuído, há ainda um longo caminho a percorrer: é imprescindível continuar os protestos; é preciso relembrar os Homens e, sobretudo, os líderes políticos de que é seu dever respeitar e aplicar a Declaração Universal dos Direitos da Criança.
 
É uma obrigação denunciar!

Há muitas crianças cuja voz não se consegue ouvir, cujo grito é silenciado e a expressão de sofrimento é ignorada!

É urgente gritar!

É urgente que se cumpram
os Direitos da Criança!