sábado, 5 de janeiro de 2013

dia mundial do voluntariado

Gramaticalmente, voluntário significa: “O que age espontaneamente”. Em relação às nossas atividades, Voluntário significa muito mais! O trabalho voluntário é uma missão e, como tal, exige renúncia, muito amor, compreensão, dedicação e, sobretudo, espírito de equipe, levando sempre em conta a ação que abraçamos. Tudo isso em função de um objetivo, seguindo a meta como uma única finalidade: a de SERVIR.
O ato de servir se dá quando somos apenas voluntários, sem esperar nada em troca, nem gratidão, nem sorriso, nem dinheiro, nem apreço. Porque ser voluntário é “ser” para o outro, é viver a alegria de dar sem receber, e ter a plena certeza que o mais simples gesto pode mudar a vida do outro.
Naturalmente, teremos no decorrer da tarefa de “ser voluntário”, muito trabalho, alegrias, desencontros, insatisfações, porém, sobretudo uma margem de lindas experiências, porque lidamos com o mais difícil material para a realização do nosso objetivo: o ser humano.
Essa é uma homenagem do Programa de Voluntariado Promon a todos os voluntários que compartilharam seu conhecimento, seu tempo e sua alegria pelo simples prazer de fazer o bem.
 
No próximo dia 5 de dezembro comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado, data criada pela Assembléia Geral das Nações Unidas com o objetivo de incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo. Na Avape, Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, o programa existe desde 1999 e estende-se em todas as unidades, localizadas na região do ABC, São Paulo, Vale do Paraíba, Resende e Tatuí.
O Programa de Voluntários na Avape tem como principal objetivo o incremento da cultura do trabalho voluntário, no qual as pessoas podem doar seu talento e suas habilidades, contribuindo para a causa da inclusão social, tornando-se agentes de melhorias e partilhando com a Instituição o cumprimento de sua Missão.
Na Avape, a atividade voluntária tem uma participação significativa em suas áreas de atuação. Seja na organização e participação em eventos, seja na área de saúde ou na confecção de produtos artesanais.