terça-feira, 1 de janeiro de 2013

DIA MUNDIAL DA PAZ


1 ou 1º de janeiro é o 1º dia do ano no calendário gregoriano.

Esta data é o Dia Mundial da Paz, além de Dia da Fraternidade Universal, sendo assim, um feriado internacional, adotado por quase todas as nações do planeta.

O Dia Mundial da Paz, inicialmente chamado simplesmente de Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem datada do dia 8 de dezembro de 1967, para que o primeiro fosse celebrado sempre no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro), a partir de 1968.

Dizia o Papa Paulo VI em sua primeira mensagem para este dia: "Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1 de Janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

De lá até agora 42 anos passados, o dia tem sido lembrado, comemorado, mas cada vez menos entendido e respeitado, principalmente no que diz respeito ao conceito ao que esse dia representa.

A PAZ É, APENAS, A REAÇÃO A AÇÃO DO RESPEITO.
ONDE HÁ RESPEITO - HÁ PAZ!
Precisamos de RESPEITO. Só através do respeito conseguiremos a PAZ.
Respeito a vida de cada um, ao direito de SER HUMANO.