sábado, 17 de novembro de 2012

dia mundial da prematuridade


Em 2009, o dia 17 de Novembro tornou-se oficialmente o Dia de sensibilização para a Prematuridade, tendo a data sido comemorada com uma diversidade de eventos organizados pela "European Foundation for the Care of Newborn Infants" (EFCNI) e as suas organizações europeias parceiras. Esta data foi decidida durante a primeira reunião das Organizações Europeias de Pais em 18 de Novembro de 2008, em Roma, Itália, poucos meses depois de também aqui ter sido criada a EFCNI (Abril 2008).

A razão para a escolha do dia 17 de Novembro foi porque essa data tinha um significado muito especial para um dos fundadores da EFCNI: o dia 17 de Novembro de 2008 foi o dia em ele foi pai de uma filha saudável, após em Dezembro de 2006 terem falecido os seus trigêmeos prematuros. Simultaneamente, a March of Dimes, uma Organização de Caridade Americana para bebés de termo e pré-termo, teve uma ideia semelhante e lançou, nos EUA, o Dia de Sensibilização para a Prematuridade, também a 17 de Novembro. Portanto, esta data parecia estar destinado a unir e lançar em conjunto o Dia Mundial da Prematuridade.

Entretanto, a Organização Africana "LittleBigSouls" e a Australiana "National Premmie Foundation" juntaram-se a esta comemoração e, mais recentemente, algumas organizações do Canadá e do Médio Oriente já se encontram também a planear actividades para este ano para o Dia Mundial da Prematuridade.

Sem comentários: