segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia Mundial para a Prevenção do Abuso de Crianças

Dia Mundial para a Prevenção do Abuso de Crianças
"Mais de 20 mil crianças morrem por ano nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), sendo mais de 3.500 vítimas de violência e maus-tratos".
Os números foram recentemente divulgados num relatório do Centro de Pesquisa Innocenti da UNICEF e são sublinhados hoje, Dia Mundial para a Prevenção do Abuso de Crianças.
A nível nacional, e segundo dados recentes das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, em 2006 houve acréscimo de mais 10 mil processos do que em 2005. No total, 22.673 menores foram assistidos, sendo na maioria vítimas de negligência e maus-tratos.
Para assinalar este 19 de Novembro - data que que pretende alertar os Governos e as organizações da Sociedade Civil para um papel mais activo na promoção e respeito dos Direitos da Criança (artigos 19º e 34º da Convenção dos Direitos da Criança), a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) exibe um spot televisivo na SIC que alerta para o dever do Estado e responsabilidade de todos na protecção das crianças e prevenção da violência.
Ainda no âmbito das iniciativas que assinalam esta data e a Sociedade Internacional para a Prevenção do Abuso e Negligência de Crianças (ISPCAN) organizam Conferência Regional Europeia sobre o Abuso e Negligência de Crianças, que até ao próximo dia 21 irá reunir peritas/os internacionais e profissionais de 60 países no Centro de Congressos de Lisboa.

Sem comentários: