sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O lugar dos pobres... no Natal



Esta é uma altura do ano em que os pobres são mais lembrados. Pobres, que são cada vez mais em Portugal e no Mundo.
Vivemos num mundo profundamente injusto em que a pobreza e as desigualdades sociais crescem a olhos vistos, fruto da sociedade do lucro e do dinheiro em que vivemos.
O fosso entre ricos e pobres não pára de aumentar, estando a riqueza cada vez mais concentrada nas mãos de cada vez menos pessoas.
A cada dia que passa morrem 50.000 pessoas em todo o mundo, de pobreza extrema.
Estamos a chegar ao Natal. O movimento das ruas aumentou. As lojas enchem-se de pessoas que entram, fazem as suas compras e sorriem, dando a ideia de que está tudo muito bem… quando não me parece que esteja.
Não me parece que esteja, porque muitas pessoas correm o risco de passar um Natal muito triste. Um Natal pobre e sem alegria, enquanto outros têm um Natal de luxo com mesas recheadas e prendas caríssimas.
De um lado o inútil e o supérfluo; do outro a fome, a miséria. Uns podres de ricos, outros a morrerem à fome.
É tempo de olharmos para dentro de nós.
Não podemos ficar indiferentes ou ignorar esta pobreza que parece irreversível e que se alastra a olhos vistos.
Há que falar e alertar para uma moral social.
Encontramos hoje muita miséria disfarçada e envergonhada.
Lembramo-nos da pobreza na quadra natalícia...mas ela existe todos os dias do ano!
Por tudo isto, qual será o lugar que têm os pobres neste Nata                                                   

Um velho pinheiro

(Paulo Roberto Gaefke)

Um dia, diante da velha árvore torta, um pinheiro todo vergado pelo tempo, o sábio da aldeia ofereceu a sua própria casa para aquele discípulo que “conseguisse ver o pinheiro na posição correta”.
Todos se aproximaram e ficaram pensando na possibilidade de ganhar a casa e o prestígio, mas como seria “enxergar o pinheiro na posição correta”?
O mesmo era tão torto que a pessoa candidata ao prêmio teria que ser no mínimo contorcionista. Ninguém ganhou o prêmio e o velho sábio explicou ao povo ansioso que, ver aquela árvore em sua posição correta, era “vê-la como uma árvore torta”. Só isso!
Nós temos, em nós, esse jeito, essa mania de querer “consertar as coisas, as pessoas, e tudo o mais” de acordo com a nossa visão pessoal. Quando olhamos para uma árvore torta, é extremamente importante enxergá-la como árvore torta, sem querer endireitá-la, pois é assim que ela é.
Se você tentar “endireitar” a velha árvore torta, ela vai rachar e morrer, por isso é fundamental aceitá-la como ela é.
Nos relacionamentos, é comum um criar no outro expectativas próprias, esperar que o outro faça aquilo que ele “sonha” e não o que o outro pode oferecer.
Sofremos antecipadamente por criarmos expectativas que não estão alcance dos outros. Porque temos essa visão de “consertar” o que achamos errado.
Se tentássemos enxergar as coisas como elas realmente são, muito sofrimento seria poupado.
Os pais sofreriam menos com os seus filhos, pois, conhecendo-os, não colocariam expectativas, que são suas, na vida dos mesmos, gerando crianças doentes, frustradas, rebeldes e até vazias. Tente, pelo menos tente, ver as pessoas como elas realmente são, pare de imaginar como elas deveriam ser, ou tentar consertá-las da maneira que você acha melhor.
O torto pode ser a melhor forma de uma árvore crescer.
Não crie mais dificuldades no seu relacionamento, se vemos as coisas como elas são, muitos dos nossos problemas deixam de existir, sem mágoas, sem brigas, sem ressentimentos.
E, para terminar, olhe para você mesmo com os “olhos de ver” e enxergue as possibilidades, as coisas que você ainda pode fazer e não fez. Pode ser que a sua árvore seja torta aos olhos das outras pessoas, mas pode ser a mais frutífera, a mais bonita, a mais perfumada da região, e, isso, não depende de mais ninguém para acontecer, depende só de você.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina

 “... aos Povos sob ocupação colonial, dominação indiscriminada e perda dos seus direitos naturais é reconhecido o direito à auto-determinação para restaurar por si próprios esses direitos por quaisquer meios à sua disposição” (Resolução 2649 aprovada por maioria na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1970)
(vais ou não renunciar à violência?)

Quando as Nações Unidas, em 1977, proclamaram o dia 29 de Novembro em cada ano como o Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina, isso foi uma clara admissão de culpa no que se refere a este povo. Desde então tem sido reconhecido que o povo Palestiniano merece a solidariedade da comunidade internacional e o seu apoio, em nome da justiça e dos direitos humanos

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

factos históricos do dia 26 novembro

Em 26 de novembro de 1807 iniciou-se a viagem do príncipe Dom João e sua corte em direcção ao Brasil. outros 12 mil portugueses abandonaram seu país em direcção ao solo brasileiro. É criado o Reino Unido de Portugal, Algarves e Brasil, que culminaria anos mais tarde na independência brasileira.

1504 - Morre Isabel I, rainha da Espanha.
1807 - A corte portuguesa decide transferir-se para o Brasil fugindo da invasão francesa que ameaçava Lisboa.
1845 - Curitiba é elevada a capital da província do Paraná.
1907 - O Coronel Gustavo Lima ataca Lavras, no Ceará, e derruba seu irmão Honório.
1910 - Acaba a Revolta da Chibata. Os marinheiros entregam a esquadra.
1924 - É proclamada a República Popular da Mongólia. O país, que fica na Ásia Central, é herdeiro do Império Mongol.
1930 - Getúlio Vargas define Lindolfo Collor como o primeiro responsável pelo Ministério do Trabalho.
1931 - Nasce o argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz em 1980.
1934 - Começa a funcionar no Rio Grande do Sul a primeira refinaria brasileira de petróleo, a Destilaria Rio-Grandense de Petróleo.
1939 - Nasce Tina Turner, cantora norte-americana.
1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos exigem que o Japão deixe o território chinês.
1942 - Estréia no Hollywood Theather de Nova York o filme Casablanca.
1945 - Em Nova York, ocorre um encontro histórico de músicos de jazz, reunindo, entre outros, Miles Davis e Max Roach.
1948 - Em Dublin, o Parlamento decide proclamar a independência total da Irlanda.
1950 - A China ingressa na Guerra da Coréia, lançando uma ofensiva contra soldados dos Estados Unidos, Coréia do Sul e Nações Unidas.
1963 - Na Coréia do Sul, ocorrem eleições legislativas após 28 meses de governo militar.
1964 - O governador de Goiás, Mauro Borges, é destituído do cargo.
1974 - O México rompe relações diplomáticas com o Chile.
1979 - O Comitê Olímpico Internacional readmite a China na entidade, depois de 21 anos de ausência.
1985 - Ocorre a eleição presidencial em Honduras, com vitória do candidato liberal José Azcona.
1993 - A Bélgica tem a primeira greve geral em quase meio século. Ocorrem paralisações na indústria e nos transportes, obrigando o governo a negociar com os sindicatos.
1993 - O ator Grande Otelo, um dos maiores talentos artísticos do Brasil, morre aos 78 anos, vítima de parada cardíaca.
1997 - Na votação da reforma administrativa, o governo brasileiro consegue a aprovação da demissão de servidores públicos estáveis por excessos de gastos.

domingo, 25 de novembro de 2012

dia internacional pela eliminação da violência contra a mulher

O dia 25 de novembro foi instituído pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. Todos os anos desde 1999, governos, organizações não governamentais e instituições outras promovem neste dia atividades de sensibilização sobre o problema da violência contra a mulher, que atinge mais da metade da população mundial sem distinção de cor, raça e classe social.

Violência Contra a Mulher é “qualquer acto de violência baseado em género que cause ou possa causar um dano físico, sexual ou psicológico às mulheres ou provocar sofrimento, incluindo ameaças de prática de tais actos, a coerção ou a privação arbitrária da liberdade, quer se registe na vida pública ou na vida privada.”, segundo ONU

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dia Mundial para a Prevenção do Abuso de Crianças

Dia Mundial para a Prevenção do Abuso de Crianças
"Mais de 20 mil crianças morrem por ano nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), sendo mais de 3.500 vítimas de violência e maus-tratos".
Os números foram recentemente divulgados num relatório do Centro de Pesquisa Innocenti da UNICEF e são sublinhados hoje, Dia Mundial para a Prevenção do Abuso de Crianças.
A nível nacional, e segundo dados recentes das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, em 2006 houve acréscimo de mais 10 mil processos do que em 2005. No total, 22.673 menores foram assistidos, sendo na maioria vítimas de negligência e maus-tratos.
Para assinalar este 19 de Novembro - data que que pretende alertar os Governos e as organizações da Sociedade Civil para um papel mais activo na promoção e respeito dos Direitos da Criança (artigos 19º e 34º da Convenção dos Direitos da Criança), a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) exibe um spot televisivo na SIC que alerta para o dever do Estado e responsabilidade de todos na protecção das crianças e prevenção da violência.
Ainda no âmbito das iniciativas que assinalam esta data e a Sociedade Internacional para a Prevenção do Abuso e Negligência de Crianças (ISPCAN) organizam Conferência Regional Europeia sobre o Abuso e Negligência de Crianças, que até ao próximo dia 21 irá reunir peritas/os internacionais e profissionais de 60 países no Centro de Congressos de Lisboa.

domingo, 18 de novembro de 2012

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada

À semelhança de anos anteriores, irá ser assinalado no próximo domingo, dia 18 de novembro, o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, evento que será promovido pela "Estrada Viva - Liga Contra o Trauma", e ao qual se associam a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e a Direção-Geral de Saúde.
A cerimónia nacional, onde as várias organizações-membros da "Estrada Viva" se encontrarão reunidas, terá lugar este ano em Cascais, em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais. O tema deste ano, definido por várias organizações de vítimas da estrada a nível mundial, é "Now is the time to learn from the past" ( "Hoje é dia de aprender com o passado").

sábado, 17 de novembro de 2012

dia mundial da prematuridade


Em 2009, o dia 17 de Novembro tornou-se oficialmente o Dia de sensibilização para a Prematuridade, tendo a data sido comemorada com uma diversidade de eventos organizados pela "European Foundation for the Care of Newborn Infants" (EFCNI) e as suas organizações europeias parceiras. Esta data foi decidida durante a primeira reunião das Organizações Europeias de Pais em 18 de Novembro de 2008, em Roma, Itália, poucos meses depois de também aqui ter sido criada a EFCNI (Abril 2008).

A razão para a escolha do dia 17 de Novembro foi porque essa data tinha um significado muito especial para um dos fundadores da EFCNI: o dia 17 de Novembro de 2008 foi o dia em ele foi pai de uma filha saudável, após em Dezembro de 2006 terem falecido os seus trigêmeos prematuros. Simultaneamente, a March of Dimes, uma Organização de Caridade Americana para bebés de termo e pré-termo, teve uma ideia semelhante e lançou, nos EUA, o Dia de Sensibilização para a Prematuridade, também a 17 de Novembro. Portanto, esta data parecia estar destinado a unir e lançar em conjunto o Dia Mundial da Prematuridade.

Entretanto, a Organização Africana "LittleBigSouls" e a Australiana "National Premmie Foundation" juntaram-se a esta comemoração e, mais recentemente, algumas organizações do Canadá e do Médio Oriente já se encontram também a planear actividades para este ano para o Dia Mundial da Prematuridade.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

dia mundial da tolerância

Esse é um período no qual o velho mundo está mudando lentamente, mas de forma irreversível, e os contornos de um novo estão apenas começando a tomar forma. Instituições tradicionais estão sendo desafiadas. Orçamentos estão sendo comprimidos. Famílias estão apreensivas. Todo este fluxo e agitação está criando uma enorme ansiedade.
Em tempos de mudança, precisamos nos manter leais aos ideais e princípios que estão no coração da Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre os valores fundamentais está a tolerância. A prática da tolerância deve significar mais do que a coexistência pacífica, por mais crucial que ela seja. É preciso ter uma compreensão ativa promovida através do diálogo e pelo envolvimento positivo com os outros.
Isto é especialmente crítico no combate à discriminação que causa tanta divisão, destruição e morte. Nós todos temos responsabilidades para proteger os vulneráveis à discriminação, seja pela raça, naturalidade, língua, gênero, orientação sexual ou por outros fatores. Praticar a tolerância pode servir de antídoto contra o preconceito e o ódio.
A UNESCO tem papel essencial na promoção da tolerância ativa, promovendo a qualidade do ensino para todos as crianças; desenvolvendo uma mídia livre e pluralista, incluindo a internet; protegendo a herança cultural e nutrindo o respeito pela diversidade cultural.
Ao enfrentarmos os complexos desafios globais dos nossos tempos, as Nações Unidas continuarão a trabalhar para o entendimento mútuo entre os povos e países, alicerce fundamental em um mundo interconectado. Neste dia internacional, vamos lembrar que a tolerância começa com cada um de nós, todos os dias.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

dia mundial dos diabetes

Criado em 1991 por parte da International Diabetes Federation e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes é celebrado hoje, dia 14 de novembro, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas desde 2007.
Esta efeméride pretende alertar as entidades de saúde para um problema que se agrava. A celebração da data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU após aprovação das Nações Unidas em Dezembro de 2006.
Estima-se que haja em todo o mundo cerca de 90 milhões de diabéticos, número que deverá crescer para 100 milhões de diabéticos, em 2030. Este aumento resulta dos maus hábitos alimentares e estilos de vida pouco saudáveis, ao que se associa o envelhecimento da população.
O Dia Mundial da Diabetes é celebrado no dia de aniversário de Frederick Banting, que esteve na base da descoberta da insulina, em 1922, juntamente com Charles Best.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal é o terceiro posto da lista de países com maior taxa de prevalência da diabetes, com 9,7 por cento, o que contrasta com a média dos 33 países daquela organização, que não supera os 6,5 pontos percentuais. Só o México e EUA apresentam pior registo do que Portugal.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

dia mundial da gentileza

Tudo surgiu de um encontro na cidade de Tóquio, no Japão, em 1996. Desta pequena conferência foi fundado o World Kindness Movement (WKM), organização que incentiva, no mundo, ações de construção de uma vida mais amável. Em novembro de 1998, na I Conferência Mundial do Movimento, foi decidida a data para o World Kindness Day (Dia Mundial da Gentileza).

Está convidado(a) a realizar pequenos gestos de gentileza que farão grande diferença nos seus relacionamentos e, consequentemente, para o mundo em que vivemos. Porque

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

dia mundial da pneumonia

A 12 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Pneumonia. A doença pneumocócica, que integra outras doenças, mata três milhões de pessoas por ano, entre as quais 476 mil crianças, segundo dados da OMS.
Hoje é o Dia Mundial da Pneumonia, data importante que se assinala com o objetivo de relembrar pais, familiares e educadores que a vacinação é a principal forma de prevenir a doença pneumocócica.
De acordo com os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, a doença pneumocócica é responsável por cerca de três milhões de mortes por ano em todo o mundo, sendo que 476 mil mortes são crianças com idade inferior a 5 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde

domingo, 11 de novembro de 2012

fim da 1ª guerra mundial

Assinado o armistício de Compiègne que dá fim à Primeira Guerra Mundial

sábado, 10 de novembro de 2012

Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento

O Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento é celebrado a 10 de Novembro e tem por objectivos congregar todos os Governos e Cidadàos, na utilização correcta dos progressos cientí­ficos ao serviço da Humanidade, para a construção de um mundo sem conflitos.
O desenvolvimento inteligente com uma base sustentável, constitui um caminho duradouro com alicerces para a obtenção da Paz. Assim, pretende-se que nesta data os estudantes, os professores, os cientistas e as autoridades em todo o mundo, principalmente as áreas de ciência, tecnologia e educação, reflictam sobre o desenvolvimento da ciência como meio de promoção da paz e do desenvolvimento visando a melhoria das condições de vida das pessoas.
O objectivo é promover a solidariedade mundial em direcção a uma ciência compartilhada entre os paà­ses, chamando a atenção para os desafios do progresso cientí­fico orientado para um bem comum.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

contra o racismo

Dia Internacional contra o Fascismo e o Anti-Semitismo. Este dia comemorativo foi instituído pelo Parlamento Europeu, no ãmbito da luta contra o racismo e a xenofobia na União Europeia.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

dia mundial do urbanismo

O Dia Mundial do Urbanismo foi decretado pela "Organización Internacional del dia Mundial del Urbanismo", em Buenos Aires - Argentina, com o objetivo de repensarmos e refletirmos melhor sobre o urbanismo, bem como as reais condições de vida da população das cidades.
Uma trilogia de elementos naturais é o emblema desta data comemorativa: o sol (representado em amarelo), a vegetação (representada em verde) e o ar (em azul), com o objetivo de fortalecer o equilíbrio entre o meio natural e o meio antrópico (urbanizado) nas grandes cidades.

obama win

President Obama won a second sweeping national victory on Tuesday night, far exceeding the electoral vote expectations that many — the Fix included — had for him and proving that the coalition he built in 2008 (young people, African Americans, Hispanics) is durable and sustaining.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

sabia?

ELECTION DAY IN USA NOVEMBER 6 2012

Election Day in the United States of America is the Tuesday following the first Monday in November. It can fall on or between November 2 and November 8. It is the day when popular ballots are held to select public officials. These include national, state and local government representatives at all levels up to the president.

domingo, 4 de novembro de 2012

merkel

sábado, 3 de novembro de 2012

Séoul

 
                                     Festival International des Lanternes de Séoul
 
 
Festival International des Lanternes de Séoul...
Festival International des Lanternes de Séoul...Festival International des Lanternes de Séoul...Festival International des Lanternes de Séoul...Festival International des Lanternes de Séoul...Festival International des Lanternes de Séoul...


                                    


Festival International des Lanternes de Séoul... Festival International des Lanternes de Séoul... Festival International des Lanternes de Séoul... Festival International des Lanternes de Séoul... Festival International des Lanternes de Séoul...




 



Mata e deixa morrer

 
www.publico.pt
Numa estranha mas adequada coincidência, o Presidente Barack Obama e o seu adversário republicano, Mitt Romney, realizaram o seu debate final – que se centrou na política externa – exactamente no mesmo dia em que o novo filme de James Bond, Skyfall, teve a sua estreia mundial em Londres. Apesar de 007, que comemora este ano o seu 50.º aniversário, ser uma marca mundial de origem britânica, a sua influência sobre o espírito político norte-americano – e esta influência sobre Bond – é óbvia.
através de Publico.pt:



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

dia mundial do vegetanismo

World Vegan Day is an annual event celebrated on 1 November, by vegans around the world. The Day was established in 1994 by Louise Wallis, then President & Chair of The Vegan Society UK.
 
2012 marks the 68th anniversary of the term 'vegan' (and thus the verbally clarified concept of 'veganism' and of the establishment of The Vegan Society).